Comidas Típicas da Turquia para Provar

comidas típicas da turquia

As comidas típicas da Turquia são o meu fraco. De todos os posts sobre a Turquia esse foi o mais difícil de escrever, é uma perdição ter que ver essas fotos e não poder comer nenhum pedacinho. As comidas típicas da Turquia são maravilhosas, e se tornaram meu tipo de culinária favorito.  

Antes de ir para Istambul eu já estava me preparando para uma orgia culinária, afinal eu sabia que lá era o país do Kebab, mas o que eu não sabia é que ia sair de lá gostando ainda mais da culinária turca.

Aqui perto de casa tem um restaurante turco, já fui várias vezes e sempre no final termino pedindo baklava de sobremesa.

Depois de algumas idas a Istambul, já posso me considerar uma pessoa que conhece um pouco a culinária turca, e hoje decidi falar um pouco mais sobre as comidas típicas da Turquia.

As comidas típicas da Turquia

Köfte

Seria o equivalente das nossas almôndegas, carne temperada e geralmente assada no espeto, é muito fácil de encontrar em qualquer lugar da Turquia, tendo inclusive restaurantes especializados nesse tipo de comida, os chamados Koftecisi. São restaurantes mais simples mas que é possível comer o prato do dia gastando pouco.

comidas típicas da turquia

Chá

  Ele está em todo canto, e é tomado a todo momento, o Çay dos turcos é na verdade chá preto. Turcos são consumidores vorazes de chá, me lembro que na minha primeira vez em Istambul.

Assim que cheguei eu ainda estava cansada da viagem noturna que tinha feito e com muitas horas a menos de sono e pensei que estava louca quando ví um homem vendendo chá e gritando chá! chá! Na verdade ele estava gritando çay! Çay! E a pronúncia assemelha-se a “chai” e daí minha confusão.

Vendedores ambulantes de chá estão por todo lugar, e sempre depois das refeições é bem comum os turcos tomarem chá nessas xícaras bonitinhas. Uma amiga que foi para Istambul antes de mim me recomendou que eu não fosse embora antes de tomar o chá de maçã (elma çayi) e eu que não sou muito adepta dos chás, terminei completamente louca pelo chá de maçã que tomei no restaurante.

Perguntei a garçonete onde poderia comprar e ela me explicou que eu acharia fácil no Gran Bazaar, no outro dia sai de lá com nada menos que 1kg de chá de maçã para tomar. O chá na verdade é uma mistura em pó que dissolve na água e não tem nenhum gosto de chá, é como se você tomasse suco de maçã.

Leia também : Como é viajar sozinha para Istambul

comidas típicas da turquia

Gözleme

  Seria um “crepe turco” acho que essa é a melhor definição que tenho para o Gözleme, massa fininha, assada num forno especial. Muitos restaurantes vendem como entrada, mas a depender da fome, dá para ser um prato, gözleme é uma delícia, e os sabores mais tradicionais são espinafre com feta, carne e batata, é umas das comidas típicas da Turquia que eu mais gosto.  

comidas típicas da turquia

Kebab

O Kebab ou Kebap é bem diferente do que a gente tá acostumado, a gente costuma chamar de kebab aquela carne que gira, mas na verdade aquilo é chamado de döner.

comidas típicas da turquia

Kebab mesmo é a carne grelhada, muitas vezes ela é grelhada no espeto e daí chama Shish Kebab, mas o kebab tem muitas variações. Das comidas típicas da Turquia, o kebab é o mais conhecido nos outros países.   Leia também : Onde comprar cosméticos em Istambul 

comidas típicas da turquia

Café turco

Mostrei várias vezes no meu Instagram (nomundodapaula) eu tomando um café turco, a principal diferença entre o café turco e um café normal, é que a versão turca não é coada. Não, você não vai engolir a borra do café!

Quando a gente pede um café turco, o ideal é esperar 1 a 2 minutos para que o pó decante, o pó vai descer todo para o fundo e você toma seu café normalmente, só quando chega no final que você sente alguns grãos, e aí é hora de parar.

Eu também acho o café turco um pouco mais forte que o café comum, geralmente ele é servido com um copo de água, e em alguns lugares vão te oferecer também turkish delights para acompanhar.  

turkish delight

Turkish Delight

Também conhecido pelo nome de Lokum, os turkish delights são como uma goma recheada com frutos secos, sendo na maioria das vezes de pistache, avelã, nozes ou amêndoas, é uma delícia!

Geralmente são compridos, mas quando servidos são cortados em pedações menores e revestido em açúcar de confeiteiro. Os meus doces turcos favoritos são os da Hafiz Mustafa.

Vocês vão ver muitas caixas de turkish delight vendendo em lojas de lembrancinhas, mas as que são compradas em docerias especializadas são bem melhores. Como tem uma duração infinitamente melhor que a baklava, é também uma boa opção de lembrancinha de viagem, já que em alguns casos podem durar até 3 meses.  

comidas típicas da turquia

Ayran

Ayran era uma das coisas que eu mais me surpreendi na Turquia, e hoje sou completamente viciada! Ayran é na verdade um iogurte…salgado! Sim, um iogurte salgado e muito bom por sinal, os turcos tomam o tempo todo, principalmente durante as refeições, substituindo os refrigerantes, beba como se fosse um suco.  

baklava

Baklava

São diferentes tipos de doces (como esses da foto) geralmente feitos com uma massa folhada e com mel e nozes ou pistache, é de lamber o prato de tão bom! Em Istambul é muito comum ver casas que vendem souvenir e que ao mesmo tempo vendem baklavas e turkish delight, mas eu sempre prefiro as casas especializadas e as baklavas frescas.

doce turco

Meu lugar favorito para comprar baklavas em Istambul é uma doceria chamada Hafiz Mustafa que tem pontos de vendas em várias partes de Istambul, funciona como uma casa de doces, e além de comprar, ainda dá para tomar um café por lá. Todas as vezes que passo lá, compro pelo menos uma caixa de baklavas.

comidas típicas da turquia

Dürüm

Dürüm é o que a gente chama de Kebab, já falei que a carne que gira é na verdade chamada de döner, e quando ela é enrolada no pão fininho como se fosse um wrap é que é chamado de dürum.

Dürüm é algo bem fácil de achar, em todo canto da Turquia você vai encontrar alguém vendendo, e geralmente a preços bem módicos.

Acho uma excelente opção de refeição para quem está fazendo uma viagem econômica, mas ainda assim quer experimentar alguma comida típica da Turquia

No post sobre onde comer em Istambul eu falo um pouco sobre o Kasap Döner, uma rede especializada em döner onde comi muitas vezes. Minha última estadia em Istambul foi de um mês, e pude provar dürüm em seus vários tipos.

Leia também : Banho turco em Istambul 

Simit

Em toda a Istambul eu via carrinhos onde os vendedores vendiam uma espécie de pretzel com gergelim em cima e terminei comprando.

O nome é Simit, e eu achei um pouco seco, há de diversos tipos mas os mais comuns é o simples e o com Nutella, meu marido terminou comendo um inteiro, custou 1 lira turca e o engraçado é que em Atenas ví que eles vendem também esse mesmo “simit”.    

simit sarayi

Börek

Um salgado de massa folhada, vendido com algumas formas diferentes, as vezes é enrolado, pode ser quadrado, redondo etc… Assim como o gözleme, os sabores mais comuns são espinafre com queijo feta, queijo feta e batata, custa bem barato é uma boa opção de lanche.  

pide

Pide

Conhecida popularmente com o nome de “pizza turca” você vai ver pide vendendo em vários restaurantes e mesmo em lanchonetes. A gente pode reconhecer pide pelo formato de barquete, e pelo seu recheio que geralmente é de carne.

Além das versões de carne, tem também a de queijo e legumes, um pouco menos populares, mas tão gostosas quanto.

Uma das vezes que estive em Istambul, viajei com alguém que não comia carne e ela gostou do fato que em quase todo canto se acha pide de queijo ou de legumes.

Pide pode ser comida tanto numa entradinha com amigos, como numa refeição normal, de preferência acompanhando um ayran.  

comida típica da turquia

Mercimek Köftesi

Essa foi uma das comidas típicas da Turquia que eu tive receio de provar. São almôndegas feitas de lentilhas, bulgur e legumes triturados mas comida crua!

Eu fiquei meio assim no começo, mas me disseram pra enrolar numa folha de alface e pingar umas gotinhas de limão. Provei e aprovei, muito melhor do que o que eu imaginava.

charutinho

Dolma

É um “charutinho” feito com folha de videira e com vários recheios diferentes. Os recheios mais comuns são arroz e carne moída mas tem também outro tipo de preparação.

A primeira vez que comi foi na Grécia, e super curti a versão de carne moída, que para minha surpresa encontrei não só na Turquia como em outros países vizinhos também.  

Kokoreç

Todo mundo fica surpreso quando eu digo que já comi Kokoreç, de todas as comidas típicas da Turquia, arrisco dizer que essa é uma das menos populares. Kokoreç é uma comidinha, um sanduíche encontrado em lugares simples.

O que nem todo mundo sabe é que kokoreç é feito com o intestinos do cordeiro! Apesar disso é delicioso, é servido num pão como um sanduíche e se você não souber que é tripa, você raramente descobre na hora!

Outros posts sobre Istambul 

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

3 COMENTÁRIOS

  1. São 1:08 da manhã aqui e eu olhando essas fotos. Água na boca total! Como é pra ser comunicar na Turquia, pra quem não fala turco? O pessoal local manja inglês é isso?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.