II EEBB – Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros no Porto

eebb

Confesso que tenho uma certa inveja dos blogueiros brasileiros pelo fato de haver muitos encontros no Brasil e eles se conhecerem, essa é uma das partes ruins de morar fora. Ano passado ouvi falar de um evento chamado EEBB que seria a abreviatura de Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros que aconteceria em Barcelona, mas como fiquei sabendo um tanto em cima da hora, não consegui ir.

Quando soube que o segundo EEBB seria no Porto, eu fiquei muito feliz e já sabia de cara que iria participar e foi a Rita definir a data que comprei minha passagem, seria minha terceira vez no Porto, essa cidade que amei desde o primeiro minuto e que achei tao parecida com a minha Salvador.

Tudo foi maravilhosamente organizado pela Rita Branco do O Porto Encanta e o evento foi lindamente apoiado pela Associacao de Turismo do Porto que nos recebeu com muito carinho e cuidou para nos oferecer um programa muito interessante e nos fazer conhecer ou redescobrir o Porto.

O encontro seria no final de semana, mas eu queria ficar mais tempo para curtir essa cidade que tanto amo e decidi ficar um tempinho a mais para rever a cidade com calma e participar das atividades extra-oficiais do encontro que começou com uma degustação de iguarias tipicas na loja Porto de Baião.

eebb

Depois foi a hora de conhecer um pouco mais sobre azeites na Oliva & Co eu sou daquelas pessoas que nao sabe diferenciar cheiros e sabores, mas com a ajuda do pessoal la na loja eu consegui afiar o meu olfato e paladar e nunca pensei que fazer degustação de azeite fosse algo tao agradável.

Depois de conhecer mais sobre os diferentes tipos de azeites e azeitonas, provamos comidas feitas com azeite de oliva e azeitonas e foi uma surpresa atras da outra porque provamos coisas que nunca imaginamos que ficaria legal com azeite como foi o caso da laranja em rodelas e do bolo que estava delicioso.

Como fiquei no Porto por mais dias, eu junto com outros amigos ficamos no Centenary Fontainhas Appartments, um apartamento onde nos sentimos em casa, eu achava que seria um apartamentinho simples e qual não foi a minha surpresa quando cheguei e encontrei um apartamento espaçoso, ricamente mobiliado e um dos quartos era uma suite!

Na sexta, ainda nos programas não-oficiais, fomos fazer um food tour com o André da Taste Porto que é o guia que vai te engordar! Durante 3,5h o André nos explicou detalhes sobre a cozinha portuguesa e especial a do Porto e como isso é um food tour nos comemos muito também!

O meu conselho é irem sem tomar café porque a gente visita vários lugares e a cada visita a gente come e bebe e no final a gente sai de la rolando!

eebb

Na sexta a tarde fomos para o hotel que a Associação de Turismo do Porto escolheu para gente, foram 3 hoteis diferentes um pertinho do outro e eu fiquei no Crowne Plaza e adorei!

A noite foi a vez de jantar no restaurante Os Lusíadas  e dessa vez já estávamos num grupo bem maior como muitos blogueiros chegaram na sexta a noite. O restaurante fica em Matosinhos que fica na região metropolitana do Porto e é famoso pelos frutos do mar.

Foi apenas no sábado de manhã que começou a programação oficial do encontro com as palestras na Casa da Musica, as palestras foram sobre temas variados, mas todos ligados ao mundo dos blogs.

Teve a Elena do Creative Elena, uma austríaca muito simpática que deu palestra em português sobre turismo criativo, a Susana do Viaje Comigo  contou como foi a transição entre um emprego fixo e a vida de freelancer, o Daniel do Ducs Amsterdam nos explicou como é viver de blog, o Ivo Madaleno do Pinstagram Guy nos deu dicas de como conseguir mais seguidores no Instagram, a Heloísa  do Aprendiz de Viajante falou sobre o Guia de Londres escrito por ela e a Cris do Sol de Barcelona dividiu um pouco da experiencia sobre a associação de blogueiros e o quanto a união é importante.

eebb

Depois da palestra foi a vez do almoço no restaurante Fish Fixeacho que nunca comi tanto na minha vida como nesse dia! O restaurante tem “tapas portuguesas” e cada porção que vinha para mesa era enorme e passamos a tarde inteira comendo, sem contar que ele fica na Ribeira e tem uma das melhores vistas para o Porto, pertinho da ponte D. Luis.

Fizemos um passeio pelo Centro Historico do Porto e conhecemos um poucos dos lugares importantes, mas o que mais chamou atenção foi a Livraria Lello que foi escolhida como uma das três livrarias mais bonitas do mundo

Eu, que depois do Fish Fixe imaginei que não ia mais comer, fiquei surpresa quando fomos jantar na Fundacao Serralves, o Museu de Seeralves eh um dos mais importantes do Porto e nos fomos jantar na Casa da Fundacao Serralves, foi um jantar maravilhosa com banda de musica ao vivo, foi tanta pompa que mais parecia um casamento.

No dia seguinte foi o dia de tentar queimar um pouco das calorias com o passeio de bicicleta ate a Foz do Douro, eu que tive um problema no joelho na semana anterior não pude participar mas os colegas que fizeram adoraram o passeio.

eebb

Depois fizemos um passeio com os tradicionais bondinhos ate a a Alfandega do Porto e de la um passeio pelo Rio Douro com a empresa Douro Azul. Eu ja tinha feito esse passeio em outra visita ao Porto e eh um dos passeios que mais recomendo ja que voce pode assim ver a cidade de outro angulo.

Fomos tambem visitar as caves do vinho do Porto, fomos a Taylor’s que eh uma das mais tradicionais casas de vinho da cidade e aprendemos um pouco mais sobre o processo de fabricacao e armazenamento do vinho, e ainda almocamos no Fladgate que eh o restaurante deles onde falei com mais detalhes no post sobre onde comer no Porto.

Depois a noite fomo encerrar a programação oficial com um jantar no NH Collection Porto Batalha, tudo preparado com muito carinho pelos funcionários num hotel muito bonito e bem localizado.

eebb

Como eu resolvi ficar mais tempo, no outro dia eu ainda consegui visitar um pouco da cidade junto com outros blogueiros que também ficaram, e eu encerrei minha visita a essa cidade querida junto com outros blogueiros, comendo tapas portuguesas no Tasco  e foi o fim de 5 deliciosos dias no Porto.

A lembrança que ficou para mim foi da união de todos e da felicidade que foi conhecer pessoalmente muitos que eu só conhecia ( e admirava!) pelo blog, saibam que estou muito feliz de conhecer vocês e espero que a gente possa se reencontrar em breve.

Outros blogueiros que participaram do IIEEBB :

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.