Ilha de Jersey : O que Fazer e o que Visitar

Ilha de Jersey : St Helier
A Ilha de Jersey é conhecida apenas por ser um paraíso fiscal, um lugar onde pessoas tem contas “escondidas” e o país em si é completamente desconhecido. Quando ví as fotos do lugar a minha reação foi : Como é que um lugar tão perto ainda é tão desconhecido? Como pode ser tão bonito e não ter tantos turistas?
Ilha de Jersey : St Helier

Jersey tem como capital a cidade de St Helier que é um cidade pequena com menos de 40 mil habitantes. Lá além do inglês o francês também tem um caráter oficial, já que a cidade bretã de Saint-Malo é a maior cidade das redondezas.

St Helier por essa razão é lotada de turistas franceses que conseguem fazer day trip em Jersey e no final da tarde pegar um ferry e voltar para a França, há ferries que partem em direção a Bretanha e em direção a Normadia.

Ilha de Jersey : St Helier

Channel Islands ou melhor as Ilhas do Canal estão localizadas no Canal da Mancha e algumas delas ficam a apenas 20 km da França. O grupo de ilhas se divide em dois : Jersey e Guernsey. Guernsey é responsável pelas ilhotas de Alderney, Sark, Herm e outras ilhotas ainda menores, enquanto Jersey é a parte mais conhecida e desenvolvida entre todas as ilhas.

ilha de jersey
ilha de jersey

Falei que Jersey foi o 30º país que visitei e daí veio muitas dúvidas sobre se a Ilha de Jersey é mesmo um país, se faz parte do Reino Unido etc.. Sim a Ilha de Jersey é um país apesar de ser uma posessão britânica

. Para nossa cabeça brasileira pode parecer difícil imaginar como pode ser um país livre, mas Jersey não faz parte do Reino Unido, já expliquei a diferença entre a Inglaterra, Grã bretanha e o Reino Unido e Jersey não faz parte, assim como também não faz parte da União Européia.

ilha de jersey

Jersey tem suas próprias leis, sistema bancário, dinheiro e importante : Passaporte! Jersey tem um passaporte próprio já que como expliquei a ilha não faz parte do Reino Unido. Em se tratando de leis, as leis também são diferentes em Jersey, e são diferentes mesmo até de Guernsey que é a ilha vizinha.

O dinheiro lá apesar de ser a libra ela é a libra de Jersey, e é toda diferente. Teoricamente o dinheiro do Reino Unido é aceito se você for pagar lá, mas a libra de Jersey não é aceita no Reino Unido, não é como o dinheiro escocês por exemplo.

ilha de jersey

Em St Helier vale a visita ao Elizabeth Castle. O castelo era uma fortificação que visava proteger St Helier dos ataques. Contrariamente ao que as pessoas pensam, o nome do castelo não é uma homenagem a rainha Elizabeth, ou pelo menos não a atual que é Elizabeth II e sim a rainha Elizabeth I que estava no poder na época da construção do castelo há mais de 300 anos atrás.

ilha de jersey
ilha de jersey
ilha de jersey

O castelo fica a poucos quilometros da costa numa ilha mas é facilmente acessível a pé na maré baixa. A maré baixa tanto que a ilha consegue ser atingida a pé e quando voltei ví muita gente andando ali. Os tickets para a entrada do castelo são vendidos com transporte já incluso e o transporte é numa espécie de carro-anfíbio que pode ser usado tanto na terra como na água quando a maré sobe.

ilha de jersey

Na parte de dentro do castelo não tem muita coisa mas ele é bem grande com muitas salas e é possível ver como tudo funcionava, canhões, salas de munição, uma pequena prisão e  muito aparato militar. A vista no entanto é imperdível!

ilha de jersey
 
 
Ilha de Jersey : Portelet Bay, St Brelade e La Corbière

Praias na Ilha de Jersey

  O meu segundo  dia em Jersey eu resolvi explorar um pouco as praias e me concentrei em Portelet Bay, St Brelade e La Corbière. Explorar no sentido de ir conhecer, já que fui em meado de setembro e a água do Canal da Mancha mesmo na época mais quente ela ainda é fria para mim que sou baiana.

As praias são lindas mas a maioria delas tem difícil acesso e são praticamente desertas. A Ilha de Jersey ainda é um lugar pacato, com clima do interior e sem muitos turistas apesar das belezas naturais.  

Ilha de Jersey : Portelet Bay, St Brelade e La Corbière

As praias mais legais da ilha de Jersey e as que achei mais bonitas são um tanto longe de St Helier que é a capital da ilha e a maior cidade, e é certamente onde todo mundo se hospeda.

O ideal seria um carro para curtir tudo de forma mais tranquila mas eu usei o transporte público e a única recomendação que dou é de passar na estação central de ônibus para pegar uma tabela com os horários de ônibus, assim fica mais fácil combinar o passeio com o horário de volta já que no final de semana algumas linhas podem demorar até 1h para passar. A linha 12 e a 12a foram as que peguei para passear por essa parte do litoral.

Ilha de Jersey : Portelet Bay, St Brelade e La Corbière

Portelet Bay

Peguei um ônibus em direção a Portelet Bay e quando cheguei lá do alto tinha uma pequena trilha a ser feita e era necessário andar uns 10 minutos até o local para avistar o mar, quando cheguei lá a a primeira coisa que pensei foi : Como pode ser tão bonito e ser totalmente desconhecido?

Ilha de Jersey : Portelet Bay, St Brelade e La Corbière

Ficamos observando tudo do alto de uma colina, o mar azul, as ondas e a natureza quase intocável. Digo quase porquê ví uns poucos imóveis nessa parte, e quando coloquei uma foto no instagram (me segue? @nomundodapaula) alguém comentou que aqueles imóveis não existiam há alguns anos atrás.

Ilha de Jersey : Portelet Bay, St Brelade e La Corbière
Ilha de Jersey : Portelet Bay, St Brelade e La Corbière

Ví apenas um banhista nessa parte, imaginem ter uma praia de areia fina e mar azul apenas para você? Não, não era uma praia privada mas era uma praia com acesso um pouco difícil numa parte um tanto distante de uma pequena ilha.

Ilha de Jersey : Portelet Bay, St Brelade e La Corbière

Jersey assim como as outras Ilhas do Canal são ilhas extremamente rochosas e por isso sempre foi um lugar de muitos naufrágios. Tem uma lista enorme de navios que naufragaram por lá inclusive naufrágios recentes há menos de 50 anos atrás, o que me surpreendeu afinal já existia mapas precisos e outras tecnologias que poderiam evitar certos naufrágios nos anos 60.

Ilha de Jersey : Portelet Bay, St Brelade e La Corbière

Essa torre aí fica num rochedo bem no meio da baía e é chamada de “Janvrin’s Tomb” ou tumba de Janvrin, o nome vem do capitão Phillippe Janvrin que em 1772 voltava da França mas que foi impedido de atracar porquê as pessoas imaginavam que ele e sua tripulação estavam infectados pela praga.

Janvrin então ficou ancorado no mar mesmo e aí caiu doente e morreu. Janvrin morreu de outra coisa, mas as autoridades locais ficaram com medo de mesmo depois de morto ele causar uma epidemia e por isso ele não pode ser enterrado em terra firme, foi enterrado nesse rochedo que é chamado de Île au Guerdain.

Ilha de Jersey : Portelet Bay, St Brelade e La Corbière
Ilha de Jersey : Portelet Bay, St Brelade e La Corbière

St Brelade

Como vocês puderam observar as praias são um tanto desertas, na hora do almoço fomos num restaurante localizado em St Brelade que é uma região com vários hotéis  e alguns restaurantes, com exceção de St Helier foi a parte da ilha que tinha um pouco de movimento e alguns poucos turistas na praia, alguns até  se banharam apesar da água que certamente estava fria.

Ilha de Jersey : Portelet Bay, St Brelade e La Corbière
Ilha de Jersey : Portelet Bay, St Brelade e La Corbière
Ilha de Jersey : Portelet Bay, St Brelade e La Corbière

La Corbière

Deixamos o melhor para o final : La Corbière! Na costa oeste da ilha fica La Corbière que é ligada a St Helier pelos ônibus 12 e 12a, aliás é o final de linha do ônibus. Quando desci do ônibus tudo que eu ví foi um marzão azul e um pequeno farol.

Ilha de Jersey : Portelet Bay, St Brelade e La Corbière

La Corbière também é mais uma praia vazia, principalmente porquê é bem difícil de tomar banho lá por ser uma praia bem rochosa e com uma grande oscilação de maré, nos momentos de maré baixa é necessário caminhar bastante até que a água chegue ao nível do joelho, então é mais uma praia para visitar e tirar fotos que propriamente tomar banho.  

Ilha de Jersey : Portelet Bay, St Brelade e La Corbière

  Passei um excelente final de semana em Jersey e já fiquei com vontade de conhecer as outras Ilhas do Canal, com certeza da próxima vez irei para Guernsey.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá, bom texto sobre a ilha de Jersey. Mas Jersey apesar de ser independente faz parte do Reino Unido, por isso que quando houve o Brexit, também houve em Jersey. Em alguns assuntos Jersey depende do Reino Unido. Faltou falar sobre o castelo de Gorey tb é uma boa história, sobre a invasão nazi que começaram a construir uma ponte para fazer ligação à França( ainda existe esse bocadinho da ponte), os túneis da guerra, o buraco do Diabo. Entre outros… Parabéns pelo texto!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.