Turismo em São Petersburgo na Rússia

são petersburgo

Turismo em São Petersburgo

Eu não sei vocês, mas antes de ir a São Petersburgo eu não tinha idéia do que encontraria lá, e qual não foi a minha surpresa quando ví uma cidade lindíssima e cheia de monumentos imponentes que não tem o que invejar grandes cidades já eternizadas pelo turismo como Londres, Paris ou Viena. São Petersburgo me encantou e eu fiquei imaginando : Como é que eu não sabia que era tão bonita assim? 

são petersburgo

Catedral do Sangue Derramado

A catedral em São Petersburgo foi um dos pontos alto da visita. Parecidíssima com a Catedral de São Basílio em Moscou ela chama a atenção pela riqueza de detalhes. Essa catedral era o número um da minha lista de o que fazer em São Petersburgo, e queria muito visitá-la.

roteiro de 5 dias em são petersburgo

Infelizmente não pude captar bem com a minha câmera, de longe ela é uma catedral bonita mas à medida que vamos nos aproximando começamos a ver os detalhes, é como se fosse várias pequenas peças coloridas que se reunem para formar um mosaico, um estilo puramente russo que nunca ví em nenhum outro lugar.

são petersburgo

Essa catedral que também é conhecida pelo nome de Igreja da Ressureição do Salvador é um museu do estado, a catedral fica exatamente no local onde Alexandre II foi assassinado e o museu é possível conhecer toda a história do assassinato. Ela começou a ser construída dois anos depois do assassinato de Alexandre II, em 1883 e só foi inaugurada em 1907.

são petersburgo

Hermitage, o Palácio de Inverno

Eu cheguei em São Petersburgo de manhã bem cedinho e muito perto do meu hotel tinha uma praça enorme, vazia (pelo horário) e com um prédio majestoso, até então eu ainda não sabia que aquele era o Palácio de Inverno, um dos prédios que constituem o famoso museu Hermitage.

O Hermitage é um conjunto de prédios e esse verdinho aí é na verdade o Palácio de Inverno, esse prédio enorme possui 1786 portas e quase 2 mil janelas! E acreditem, foi construído em apenas oito anos. Como o nome indica, ele servia de moradia para os imperadores russo que eram conhecidos como Czar (ou Tzar) durante o inverno.

Durante o dia é possível encontrar os poucos turistas que vão a São Petersburgo tentando fazer uma foto panorâmica do Palácio de Inverno, a praça fica também cheia de artistas que fazem caricaturas e pessoas fantasiadas com roupa de época se oferecendo para tirar uma foto com você em troco de alguns rublos.

são petersburgo

Esse são os “fundos” do Hermitage já na beira do rio Neva. O hermitage é na verdade um grande museu que reune um acervo de mais de 3 milhões de peças que relatam toda a História da Rússia assim como da Europa, Maghreb, e partes da Ásia, convém lembrar que a URSS era um estado de mais de 22 milhões de km2 e que ia da Polônia até perto do Japão e isso englobava vários países diferentes e com culturas e artes em  diferentes estilos, tudo isso pode ser visto hoje no Hermitage.

são petersburgo
são petersburgo
são petersburgo

A Catedral de Santo Isaac é um dos monumentos que você mais vai ver durante a sua estadia em São Petersburgo : Uma grande cúpula dourada que é visível de várias partes do trajeto turístico, principalmente se vocês estiver nas imediações do rio Neva.

o que fazer em São Petersburgo

Santo Isaac era o santo protetor de Pedro, O Grande e a construção da catedral começou em 1818 e só terminou em 1858, o que mais chama a atenção nela é a gigante cúpula dourada, foram utilizados mais de 100 kg de ouro. Para mim a parte mais importante é o interior dela,

são petersburgo

Catedral de Kazan

Esse prédio me fez lembrar o Les Invalides em Paris mas na verdade ele é uma catedral : Catedral de Nossa Senhora de Kazan, uma catedral Ortodoxa gigante bem no centro de São Petersburgo, na Nevsky Prospekt.

Reza a lenda que ouve muitas críticas a catedral no começo, principalmente pela semelhança com a Basílica de São Pedro no Vaticano, os críticos diziam que era uma “afronta” fazer uma catedral Ortodoxa com ares de Igreja Católica. Afronta ou não hoje o local é um dos mais visitados pelos turistas em São Petersburgo.

são petersburgo

são petersburgo

Como são os russos? Todos os russos são loiros?

E sobre o povo russo? Todo mundo quando fala em Rússia imagina mulheres altas e loiras, e vodka! A Rússia é isso? Sim, mas não é só isso! A maioria do povo tem sim cabelos claros mas ví uma grande quantidade, se não a maioria das pessoas de olhos castanhos, e não só loiros.

A Rússia é um país gigante que avança pela Ásia Central e chega próximo do Extremo Oriente então alguns russos tem essas características, nas ruas de São Petersburgo é possível ver várias pessoas com traços asiáticos, não como os chineses ou japoneses, os traços desses russos são muito mais parecidos com os dos mongóis.

Uma coisa que percebi nas russas foi que elas usam muito salto! Enquanto eu adoro usar sapatilhas e botas sem salto as russas usam muito salto, e não era a noite, em festa ou restaurante não! Era gente que estava passeando, fazendo compras e trabalhando em pé, não sei como elas aguentam!

são petersburgo

Não ví grandes sinais de bebedeira fora do comum, e olha que cheguei em São Petersburgo num sábado de manhã bem cedo, horário que os festeiros da sexta a noite estavam ainda na rua, ví pessoas bêbadas saindo das festas mas nada além do que veria no Brasil ou em Londres por exemplo.

turismo em são petersburgo
Uma coisa que notei foi a quantidade de cafés em São Petersburgo, eles não são cada um de um proprietário como é o caso de Paris mas ví uma grande rede. Os cafés tem uma infinidade de tortas e doces, é possível também fazer refeições simples nos cafés. Num deles eu comi o pelmeni que é a versão russa do pierogi polonês, mas falarei desse café num post específico.
são petersburgo
são petersburgo

Passeio de barco, ótima maneira de fazer turismo em São Petersburgo

Fizemos um passeio de barco em São Petersburgo pelo rio Neva, depois a gente quis fazer um apenas pelos canais e fomos em todos os cais e perguntamos a várias empresas diferentes e nenhuma fazia apenas canais, depois de não entender o porquê das empresas não rodarem muito pelos canais uma guia nos explicou que o passeio nos canais depende da época e do nível de água nos canais, e que por aqueles dias nenhuma faria o passeio.

são petersburgo

Falando em passeio…no dia que fui para o passeio eu notei que tinha muitos russos, aliás éramos praticamente os únicos turistas do barco e a “russada” estava toda “na beca”, eu não entendi porquê simplesmente todas as mulheres estavam de salto alto e vestido e que estavam fazendo um passeio turístico com roupa de festa, e tiravam fotos como se não houvesse amanhã mas não exatamente fotos do monumento mas foto de família, sabe nos casamentos quando se faz as fotos com a família? Pois era igual a diferença é que estavamos num passeio turístico em São Petersburgo. Mulheres maquiadas, com vestido e salto alto (inclusive as senhorinhas) homens com traje esporte fino ou mesmo de terno e gravata tirando fotos. Mesmo os que não estavam tãããão arrumados assim dava para perceber que fizeram um esforço e colocaram uma roupa especial para a ocasião.

são petersburgo

Não aguentei de curiosidade e voltando para o hotel quando tive uma oportunidade comentei esse fato com a recepcionista do hotel e ela me disse que era bem comum as pessoas fazerem um “book” assim, que muitas pessoas até vem de outras cidades para tirar foto em São Petersburgo, ou se morar longe de São Petersburgo fazem em outra cidade, ou em algum lugar bonito e isso é como um “book” e depois as várias fotos vão decorar a casa da pessoa por anos e anos.

são petersburgo
são petersburgo
são petersburgo
Posso dizer que fiquei surpreendida com essa cidade! Nunca imaginei que encontraria tanta beleza em São Petersburgo que ainda não é uma cidade muito visada pelo turismo de massa. Foi uma experiência muito boa de conhecer essa cidade e espero voltar um dia para Rússia visitar pelo menos Moscou.
roteiro de 5 dias em são petersburgo

Onde comer em São Petersburgo

São Petersburgo é uma cidade com muitas opções de restaurantes. Dá tanto para provar comida russa como comer qualquer outro tipo de comida que você preferir.

Dá para fazer turismo em São Petersburgo por conta própria?

Sim! Apesar da cidade assustar um pouco no começo, é tranquilo de fazer turismo por conta própria em São Petersburgo. O metrô funciona super bem, e as estações são indicadas em alfabeto latino também. A única parte mais difícil é conhecer os palácios que ficam mais afastados do centro de São Petersburgo

Procurando um hotel em São Petersburgo?

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.