Restaurante Olde Hansa : Restaurante Medieval em Tallin

restaurante olde hansa
Acho que o Olde Hansa é uma espécie de unanimidade em Tallin, ele foi citado no meu guia e em praticamente todos os blogs sobre “onde comer em Tallin”. O restaurante Olde Hansa foi uma excelente experiência que fiz durante minha visita a Tallinn.
São três andares de restaurante mais uma varanda do lado de fora onde sempre tem música medieval ao vivo tocada por um pequeno grupo vestido à caráter e tocando também instrumentos de época. Com receitas vindas diretamente do século XV, o restaurante Olde Hansa faz você viajar até uma longínqua Estônia de muitos séculos atrás.
restaurante olde hansa

 

Tudo lá é medieval, a decoração, os pratos, os garçons se vestem de maneira medieval, inclusive tem jogral e grupos que tocam com instrumentos medievais.

A comida também é medieval, não espere encontrar nada lá que já não existisse na Estônia há muitos séculos atrás, quando fui jantar lá eu pedi uma coca-cola e a garçonete muito simpática me lembrou que eles não vendiam nada que tivesse menos de cinco séculos de existência hahaha.

restaurante olde hansa

 

Eu já tinha ido em restaurantes medievais com uma proposta parecida, mas quase todas as vezes apesar deles insistirem que a receita era original da Idade Média eu pude perceber que não era, em dois dos restaurantes que comi tinha comida feita de batata que apesar da gente achar que por ser simples era uma comida dos pobre na época medieval, a Europa ainda não conhecia a barata que só chegou lá no século XVII levada por espanhóis.

Nisso o Olde Hansa foi extremamente preciso e não notei nenhuma comida lá que não existisse na Europa na época medieval como é o caso da batata, tomate, chocolate, milho etc…

 

restaurante olde hansa
restaurante olde hansa

O ambiente é totalmente atípico e bem diferente de todos os outros restaurantes que já fui, primeiro que não tem luzes lá, e como eu disse “tudo” funciona de maneira medeval e na época medieval não tinha eletricidade não é mesmo? Ok, quase tudo porquê eles tem alguns spots pequenos que ajudam na iluminação, mas boa parte funciona à luz de velas mesmo.

restaurante olde hansa

Nada de vidro, inox e cristal, os talheres são de madeira e os copos na verdade são canecas de chopp de cerâmica. Uma bebida extremamente famosa lá é a cerveja de mel, como eu não bebo eu não experimentei, meu marido disse que não é tão boa mas que ele gostou de ter experimentado.

restaurante olde hansa
Existem diversos pratos avulsos no cardápio, mas eu quando vou num bom restaurante eu sempre opto por pegar um menu completo (entrada, prato e sobremesa) afinal não é todo dia que posso comer num bom restaurante e saborear uma boa comida, jantar no Olde Hansa foi para mim uma boa experiência de paladar.

restaurante olde hansa

Pegamos o “merchant guild’s saturday feast” que custa 39€ por pessoa, e é divino! Já na entrada fomos surpreendidos com uma quantidade enorme de comida. Patê, queijo, vários tipos de pães, azeitonas, geléias, tudo muito bem preparado. O queijo por sinal tinha um gosto muito próximo do nosso queijo coalho e me deixou com muita vontade.

A garçonete veio nos avisar que se quiséssemos poderíamos repetir, e eu como gostei muito do queijo repeti o queijo além do patê e dos pães.

restaurante olde hansa

 

Quando o prato principal chegou eu já estava com menos fome, mas estava tudo muito bem preparado e eu abro parênteses para o trio de salsichas de caça que experimentei, elas eram de urso, javali e alce.

Eu adoro comer coisas diferentes, depois de comer carne de rena em Helsinque foi a vez de comer a salsicha de urso em Tallin já que javali e alce eu já tinha experimentado.

restaurante olde hansa
Os funcionários são extremamente simpáticos e solícitos, explicam detalhadamente como funciona, de que é feito cada prato e ainda explica sobre de qual região é o prato etc…

No primeiro andar funciona também uma espécie de loja de lembranças, onde é possível comprar louças e vários ingredientes para fazer seu próprio prato medieval.

Eles vendem também pequenos sachês com amêndoas já que existe uma lenda estoniana que diz que se você comer cinco amêndoas você pode beber à vontade que não fica bêbado.

O restaurante Olde Hansa fica bem no centro de Tallinn e mesmo sem querer você vai passar por ele. Apesar do restaurante ser enorme eu sugiro que reservem antes de ir.

Procurando por hospedagem?

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.