Acrópole e Olympeion.

Acrópole
Hello pessoal!
Começamos a viagem visitando o monumento mais conhecido de Atenas : Acrópole! Acredita-se que a  acrópole de Atenas foi construída em torno do ano 450 A.C. no governo de Péricles, no começo servia apenas de proteção contra os invasores e por isso tinha uma localização privilegiada, no alto das colinas, aliás vem daí o seu nome (acro : altura  pólis : cidade) com o passar do tempo a acrópole passou também a ter função administrativa e religiosa.
Acrópole

O bilhete para a acrópole custa 12€ mas por pura coincidência fomos num dia onde vários monumentos da Atenas estavam grátis, uma espécie de dia do patrimônio cultural. Não jogue fora o bilhete depois de ir já que ele dá direito a entrar no Olympeion.

Acrópole

Muita gente pensa que acrópole é  o templo com colunas gregas como o da primeira foto, alí na verdade é o Parthenon, acrópole é na verdade toda a parte alta com diversos templos, apesar da maior parte hoje ser apenas ruínas é possível ver o Parthenon, o Propileus, e o templo de Atena Nice.

Acrópole

Apesar de chamarmos sempre pelo nome curto de Acrópole, há outras acrópole na Grécia, em alguns livros é comum o nome de Acrópole de Atenas para diferenciar das demais, a Acrópole aqui é de Atenas duplamente : Por estar localizada na cidade de Atenas e por ser dedicada a deusa Atena.

Acrópole
Acrópole

Essa parte aqui é o Propileus que é o portão antes da entrada principal da Acrópole.

Acrópole

Esse aqui é o Odeão de Herodes Ático, um antigo teatro que fica na parte baixa da Acrópole foi construído em torno do ano de 174 por Herodes Ático que pertencia a uma rica família de Atenas. O teatro foi construído em memória à sua falecida esposa.

No auge do funcionamento, o teatro podia abrigar até 5 mil pessoas e possuia muitas estátuas de mármore. Infelizmente ele não durou nem cem anos já que foi destruído no ano de 267 numa das muitas invasões que Atenas sofreu, hoje em dia é palco para apresentações, inclusive no dia em que passei por lá tinha muita gente organizando um show que aconteceria naquela noite.

Acrópole

Já esse que está completamente em ruínas é o teatro de Dionísio que era o Deus do vinho, ele fazia parte do já extinto Santuário de Dionísio. É um dos berços do teatro e foi construído no século VI a.c. e foi lá que grandes clássicos como Eurípedes, Sófócles etc.. foram apresentados.

Há alguns anos  atrás houve um projeto de restauração para o teatro mas visivelmente isso nunca aconteceu e infelizmente hoje esse teatro não passa de algumas pedras empilhadas.

Acrópole
Acrópole

O Partenon é o símbolo da Grécia Antiga mas o que muita gente não sabe é que nem sempre o Parthenon foi o templo de Atena, o Partenon se transformou a cada invasão e assim ele serviu de igreja cristã durante o domínio do Império Bizantino. Já na metade do século XV quando Atenas estava dominada pelo Império Bizantino, o Partenon virou uma mesquita com minarete e tudo, o Parthenon “passou de mão em mão” se moldando ao gosto do povo que dominava Atenas, mais ou menos como foi a Hagia Sofia em Istambul.

Acrópole

Depois de sucessivas invasões e depois da grande estátua de Atena ter sido levada para Constantinopla e destruída, ainda teve a Igreja Ortodoxa Grega que destruiu outras imagens já que não admitiam o paganismo. O Partenon ainda foi atingido por uma bala de canhou que terminou destruindo toda a parte interna, e depois disso um inglês “levou” várias peças da Acrópole para a Inglaterra, é engraçado que quem vai no British Museum pode ver muita coisa da Grécia, mas muita mesmo! Não é só uma estátua ou outra não são monumentos e coisas gigantescas, até paredes enormes eles levaram!

Acrópole

Hoje em dia toda a Acrópole está em restauração, no Museu da Acrópole é possível ver muitas peças que já foram restauradas e outras que ainda estão em processo de restauro. Ainda dentro do museu da acrópole é possível ver filmes onde els explicam cada detalhe sobre os métodos de restauro.

Acrópole

Eu já tinha me preparado para a subida e levado tênis para curtir Atenas já que me disseram que tem muitas ladeiras. No guia que comprei e em alguns blogs que lí eles chamaram atenção para o fato da quantidade de turistas e grupos organizados na Acrópole e o conselho era sempre o mesmo : Chegue cedo! A acrópole abre as 8h e quando era 8:55h eu já estava lá em cima. Quando estava descendo eu ví que isso é algo bem importante, na volta estava simplesmente LOTADA com grupos de todos os países que você possa imaginar e era bem difícil de tirar uma foto pela quantidade de gente, ainda bem que fui cedo!

Acrópole

Para idosos, crianças, pessoas com dificuldade de locomoção ou simplesmente que quer evitar de andar muito tem também um trenzinho que roda quase toda Atenas. O trenzinho não te deixa na acrópole mas pode evitar uma parte da caminhada e é um passeio agradável principalmente para crianças. Quando estava descendo da acrópole ví uma turista francesa empurrando uma cadeira de rodas, pelo que percebi da conversa ela estava indo para o elevador que ficava a 200m dali, não sei se realmente o elevador vai até a parte de cima da acrópole, se sim pode ser uma boa saída para pessoas com dificuldade de locomoção.

Acrópole

Depois da Acrópole seguimos em direção ao Olympeion que nada mais é que as ruínas do antigo templo de Zeus. Se vocês conhecem um pouco de Mitologia Grega sabem que Zeus era o maior dos deuses e na época era um dos maiores templos.

Acrópole

Sua contrução iniciou no século VI a.c. e sofreu diversas interrupções, o templo só pode ser terminado no século II d.c durante o reinado de Adriano. Originalmente o templo possuía 104 colunas de mármore e uma estátua gigante de Zeus em ouro e marfim, mas hoje possui apenas 15 colunas das quais 14 estão de pé e uma é essa aí que podemos ver aos pedaços.

Acrópole
Acrópole

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

4 COMENTÁRIOS

  1. Que lugar lindo e ímpar! Faz parte da história da humanidade. Deve ser uma maravilha ver isso de perto. Vc está na mesma onda da Dri Everywhere? rs Ela tb está andando pela Grécia esses dias né?

    K!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.