Palácio de Schönbrunn em Viena

Palácio de Schönbrunn
foto : Shutterstock por emperorcosar

O Palácio de Schönbrunn é um dos monumentos mais lindos, e o verdadeiro cartão postal de Viena. Ele é também conhecido como o Palácio de Versalhes de Viena, pois é considerado um dos principais monumentos históricos e culturais da Áustria.

O nome do Palácio deriva-se de uma frase que foi dita pelo Imperador Matias quando ele descobriu um poço durante uma caçada realizada na região. Ele provavelmente disse algo semelhante a “Bela Nascente” ou, em alemão, “Welch’ schöner Brunn”.

O belíssimo Palácio foi construído durante o século XVII e, durante muitos anos, se tornou a residência de verão da família imperial vienense. Ao observar a fachada dá para se ter uma ideia da sua grandiosidade, isso sem contar os jardins.

Até os nativos aproveitam para contemplar a beleza arquitetônica e cultural da região, cujo espaço é também utilizado para exposições e apresentações musicais, principalmente grandes concertos sinfônicos.

Então se você ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre este belíssimo monumento localizado na capital austríaca, continue comigo, pois tenho certeza que este tour irá mexer profundamente contigo.

atracoes de viena

O palácio é suntuoso

Visitar a Áustria, especificamente Viena e não conhecer o Palácio de Schönbrunn é o mesmo que visitar o Brasil, mais especificamente o Rio de Janeiro e não subir até o Corcovado para conhecer o Cristo Redentor; ou seja, é um atrativo indispensável para qualquer viagem que você possa realizar independente do motivo.

O famoso Palácio de Versalhes de Viena possui cerca de 1441 quartos em estilo Barroco (e Rococó), mas apenas 40 deles são abertos para visitação do público. É um atrativo que vai deixar você de queixo caído, isso eu te garanto!

É tão incrível e maravilhoso, e de uma beleza e grandiosidade que você vai achar que está sonhando ou vivenciando um conto de fadas. 

Palácio de Schönbrunn

Sobre a história do palácio 

Um palácio lindo como este que encanta a todos pelo seu tamanho e beleza com certeza tem muita história para contar. E nada melhor do que já ir se inteirando a respeito dos dados históricos para compreender cada detalhe a respeito deste incrível cartão postal.

A história do palácio remonta ao século XVI, em torno do ano de 1569, quando a família Habsburgo decidiu comprar a propriedade e o então imperador Maximiliano II resolveu fazer do local nada mais do que um tipo de fazenda de caça.

O seu descendente, o imperador Matias, também utilizou o espaço como um local para a realização da caça. Após o episódio do poço, por volta do ano de 1637, Eleonor Gonzaga, a viúva do imperador Ferdinando II, encomendou a construção nesse local de um palácio pequeno, pois desejava realizar as suas recepções sociais.

Por incrível que pareça este palácio ao longo dos anos acabou sofrendo com as guerras. Embora fizesse vários pedidos para a sua reconstrução, Eleonor acabou falecendo sem ver eles realmente sendo efetivados.

Por volta do final do século XVII, o imperador Leopoldo I decidiu reformar o palácio e o presenteou ao seu filho e futuro imperador José I. Logo assim, o palácio foi passando de mão em mão e resistindo as guerras.

Por fim, o palácio de Schönbrunn acabou chegando as mãos da imperatriz Maria Teresa por volta do ano de 1700 como um presente do seu pai, o imperador Carlos IV. E graças a Maria Teresa que as modificações foram realizadas e o palácio ganhou a magnitude que é hoje conhecida mundialmente.

Coube a ela inserir vários dos detalhes artísticos e arquitetônicos hoje conhecidos. Mais tarde, Maria Teresa transformou a propriedade na residência de verão dos Habsburgo. Além disso, o local passou a ser conhecido como o centro político e social de Viena.

Se saltarmo-nos no tempo e nos direcionarmos para o ano de 1918 veremos que o Palácio passou a ser ministrado pelo Estado, como uma consequência natural do enfraquecimento da monarquia. Depois, por volta de 1996, a UNESCO inseriu o Palácio de Schönbrunn como um patrimônio da Humanidade.

Bom, durante a sua visita ao Palácio e arredores é muito provável que ouça várias vezes algumas menções sobre a famosa imperatriz Sissi. Ela nada mais é do que Isabel da Baviera, esposa do Imperador Francisco José I.

Para nós, brasileiros, existe uma outra personalidade mais conhecida que é Maria Leopoldina da Áustria, que ficou aqui conhecida como Imperatriz Leopoldina. Ela nasceu justamente no Palácio.

o que fazer em viena
foto : Shutterstock por irisphoto1

O que ver no Palácio de Schonbrunn

Assim que se adquire os ingressos de acesso você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o palácio por dentro. Desde a ordem dos mobiliários, como retratos, quadros que foram pintados da família Habsburgo e todo o luxo que é preservado.

É provável que seus olhos se cansem com tantos objetos dourados e prateados que são muito bem distribuídos em todos os cômodos, além de muitos espelhos. Tanto que existe uma sala dedicada a eles: a “Sala dos Espelhos”.

E tem um detalhe curioso nela. Foi justamente nesta sala que Mozart fez a sua primeira apresentação quando tinha apenas seis anos de idade, ou seja, ele estreou justamente no Palácio.

Além disso, na visita ao interior do Schönbrunn você ainda pode encontrar outros espaços bem interessantes como a “Grande Galeria” que foi utilizada para realização dos banquetes imperiais, a “Sala Chinesa Circular” que era muito frequentada por Maria Teresa que costumava manter suas conversas privadas diretamente com o seu chanceler, a “Sala do Café da Manhã” que, como o próprio nome indica era utilizada para as refeições matutinas, e “Sala Chinesa Azul” que foi utilizada por Carlos I na abdicação do seu trono em 1918.

Vale lembrar que a visita ao interior do Palácio de Schönbrunn não é permitido a realização de fotos. Por isso fique bastante atento a este detalhe, embora seja irresistível à vontade de registrar cada um dos aspectos lindos que esse monumento possui. Veja a seguir outros atrativos ligados ao Palácio. 

Palácio de Schönbrunn

Visita aos jardins do Palácio de Schonbrunn

Os jardins são grandes, lindos e estão localizados ao fundo do Palácio. Eles possuem cerca de 1,5 km e conta com muitas flores, fontes, árvores e monumentos centenários. É um espaço maravilhoso para caminhar, relaxar e registrar as suas melhores fotos.

turismo em viena

Gloriette

Observe que existe no alto de uma colina uma edificação (Gloriette), que se tornou um dos melhores mirantes da cidade. Ele foi construído por volta do ano de 1775. Além da bela vista proporcionada você poderá aproveitar a ocasião para tomar um cafezinho.

o que fazer em viena

Fonte de Netuno

Os jardins do Palácio de Schönbrunn foram desenhados por volta do ano de 1795 por Jean Tréhet. Eles são planos e terminam na Fonte de Netuno, a qual foi projetada na década de 1770 como parte do design dos jardins por encomenda de Maria Teresa.

Vale a pena parar e contemplar um pouco a imagem do deus Netuno sobre uma carruagem em formato de concha. Ele porta o seu famoso tridente em uma das mãos.

Fonte Obelisco

Outra belíssima fonte que enriquece os jardins do Palácio de Schönbrunn é a Fonte Obelisco que foi planejada e construída com o objetivo de simbolizar a permanência e estabilidade. Ela foi planejada pelo mesmo arquiteto que trabalhou na Fonte de Netuno: Johann Ferdinand Hetzendorf von Hohenberg.

Falsas Ruínas Romanas 

Eram antes conhecidas como “Ruína de Cartago” e faz parte do projeto de Hohenberg. Ela foi erguida por meio de uma característica arquitetônica inovadora em 1778. As ruínas são belíssimas, retangulares e cercadas por um arco enorme com paredes laterais que dá a impressão de que um edifício acabou se desmoronando vagarosamente.

Nesse cenário, você encontra as estátuas dos deuses dos rios Danúbio e Enns. A título de curiosidade a concepção artística destas ruínas era o retrato de uma moda da época, principalmente após a metade do século XVIII. 

zoologico de viena

Zoológico de Viena (Tiergarten Schönbrunn) 

Este zoo é conhecido como o zoológico mais antigo do mundo. A sua inauguração foi realizada em 1752 pelo imperador Francisco I e, inicialmente, detinha o nome de “Casa das Feras”. O zoológico fica nas proximidades do Palácio de Schönbrunn. 

As suas edificações reportam ao Barroco. Existem várias espécies, inclusive filhotes de elefantes e pandas. O zoo é comandado pelo presidente do WWF.

Museu das Carruagens Imperiais

Como o próprio nome indica é um museu dedicado as carruagens antigas que foram utilizadas durante o período imperial austríaco. Ele está localizado nos jardins do Palácio de Schönbrunn e conta com uma das mais preciosas coleções de veículos da modalidade do mundo.

Com cerca de 170 veículos entre carruagens, trenós e cadeiras todos eles pertenceram a importantes figuras históricas, inclusive Napoleão Bonaparte. Um dos destaques é a carruagem fúnebre da imperatriz Sissi e o carro minúsculo utilizado pelos filhos de Napoleão.

Dicas práticas sobre o Palácio de Schonbrunn

  • Para visitar o palácio é necessário comprar o ingresso de acesso. Existem vários tipos de ingressos conforme a programação e tempo de tour estimado. Vale a pena dar uma conferida com calma para que você possa escolher aquela que lhe for mais adequada.
  • Os preços dos ingressos variam, e vai depender de quantas partes você que visitar, pode durar entre meia hora a 40 minutos a visita, ou até mesmo o dia inteiro.
  • Você só pode visitar as partes designadas no seu tipo de bilhetes.
  • As filas são sempre enormes, sugiro comprar o ingresso sem fila para o passeio.

Clique aqui para ver todos os tipos de ingressos para o Palácio de Schonbrunn

Então, o que achou desse nobre tour pelo Palácio de Schönbrunn? Compartilhe a sua opinião com a gente pelos comentários abaixo. 

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

9 COMENTÁRIOS

  1. Karine

    Pode ter sido sim! Eu conheço bastante castelos da época que morei na França e Versalhes realmente é o mais impressionante. Schonbrunn não é assim tão rico, mas isso deve ser sinal que roubavam menos do povo né? =P

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.