O que Fazer em Bratislava e o que Visitar

castelo de bratislava

Bratislava entrou no meu caminho por causa de uma promoção de passagem. Aproveitei a viagem para conhecer Viena que fica do ladinho e combinei uma viagem entre a Eslováquia e a Áustria.

Cheguei em Bratislava numa segunda feira a tarde, depois de fazer check-in no hotel fomos dar uma volta pelo centro da cidade, paramos no centro turístico e pedimos algumas informações e o rapaz super simpático nos mostrou os poucos pontos a visitar. 

Antes mesmo de chegar no hotel a sensação de déjà vu me perseguia, não parecia que eu estava visitando uma cidade nova e sim voltando a algo que eu já conhecia e isso se explica :

Eu já conhecia Praga e Budapeste e de modo muito geral esses três países são parecidos. A mesma velha estação, os mesmos blocos de prédio no estilo soviético nos bairros residenciais, os mesmos bondes elétricos que datam da época soviética e aquela sensação de que o país já teve uma época de riqueza mas que hoje só resta as lembranças dessas época. 

O que fazer e visitar em Bratislava, capital da Eslováquia

o que fazer em bratislava

Centro histórico de Bratislava

Bratislava é uma cidade pequena, e nem parece muito que é uma capital e sim uma cidade do interior, tanto que a maioria das pessoas não costumam passar mais que dois dias na cidade, na verdade muita gente sai de Viena e vai para Bratislava para passar apenas o dia, já que apenas 80 km separam as duas capitais.

estátua bratislava

Estátuas engraçadas

Uma das principais atrações de Bratislava são as estátuas um tanto diferente. Essa é certamente a mais famosa de Bratislava, um trabalhador saindo de um bueiro.

Bratislava é uma cidade com algumas estátuas inusitadas, tem também de um papparazzi, uma do Napoleão…e elas ficam em lugares não tão óbvios, e a cada vez que você encontra com uma é uma surpresa.

foto : Shutterstock por emperorcosar

Rua de São Miguel

Rua e portão de São Miguel ao fundo, acho que essa é a rua mais movimentada e mais turística de Bratislava. A torre e a porta é a única parte que restou da antiga fortificação da época medieval.

Essa rua é cheia de restaurantes e lojinhas, você provavelmente vai passar por lá muitas vezes enquanto estiver em Bratislava.

Palácio Presidencial

No Palácio presidencial, há guardas com roupas especiais dia e noite que guardam o palácio, inclusive há uma pequena troca de guarda.

A troca de guarda não é assim como a troca de guarda no Palácio de Buckingham, mas se você estiver passando por lá na hora, vale a pena parar alguns minutinhos para ver.

castelo de bratislava

Castelo de Bratislava

Em quase todos os guias de o que fazer em Bratislava, ele é a atração principal. O castelo de Bratislava é no entanto, muito mais interessante por fora que por dentro.

castelo bratislava

Resta pouca coisa da época gloriosa dele, algumas armaduras, alguns móveis, mas não espere nada muito suntuoso. A melhor parte do castelo na minha opinião é a vista que ele tem.

No centro histórico, alguns paralelepípedos tem uma imagem de coroa, é uma espécie de caminho oficial para o castelo de Bratislava, se você seguir chega até ele. Vou falar do castelo num outro post.

restaurante ufo


Restaurante UFO, esse restaurante em forma de nave espacial também é um dos pontos turísticos de Bratislava, de cima dá para ver toda a cidade.

Há um elevador que custa 6,50€ e dá para subir, caso você tenha reserva no restaurante você não paga para subir.

A gente queria jantar lá, procurei na internet para saber qual tipo de comida e a faixa de preço e não encontrei nenhuma informação, desisti e terminei jantando no centro histórico mesmo.

igreja azul bratislava

Igreja Azul

Já saindo do centro histórico de Bratislava fica uma igreja dedicada a Santa Isabel, mas muito mais conhecida pelo nome de igreja azul, por razões óbvias.

Ela é uma mistura de design românico, barroco e oriental em suas ricas molduras de estuque, pintadas de branco e azul pálido e cobertas com azulejos azuis vidrados.

Passeios fora de Bratislava

castelo bojnice
foto : Shutterstock por Miroslava Durcatova

Castelo de Bojnice

Esse parece mais um castelo de contos de fadas! As pessoas passam só um dia em Bratislava e perdem a oportunidade de conhecer um lugar incrível como esse.

Esse castelo foi inspiração para várias histórias, e apareceu em vários filmes. A melhor maneira de ir é comprando um passeio para o Castelo de Bojnice, assim você fica mais tranquilo. Se preferir pode também ir de trem.

Trencin

O castelo pode ser um pouco menos impressionante, mas vale a pena conhecer Trencin se você tiver vários dias em Bratislava. A cidade em si é pequena, mas ela possui um castelo no alto de um rochedo.

foto : Shutterstock por CCat82

Comida eslovaca

Esse é um dos pratos típicos da Eslováquia, o  Bryndzove halusky. Ele é próximo do nhoque, uma massa feita de batata e farinha (como o nhoque) com bacon e o tradicional queijo de ovelha eslovaco derretido, eu provei e aprovei.

Onde ficar em Bratislava

Eu sei que muita gente passa apenas o dia em Bratislava. Eu fiquei muito mais dias que a maioria das pessoas, mas recomendo ficar sim dois dias na cidade. Para ver tudo com mais calma e aproveitar melhor.

A boa notícia é que hospedagem em Bratislava é mais barata que em Viena por exemplo. Eu fiquei hospedada no Park Inn by Radisson Danúbio e recomendo muito por ele fica super no centro. Bem mais barato que um equivalente em outras cidades na Europa.

Booking.com

tram bratislava

Quanto tempo ficar em Bratislava

Muita gente vai a Bratislava apenas para passar o dia. Como a cidade fica bem perto de Viena, as pessoas costumam ir de Viena para Bratislava para passar o dia, retornando a noite para a capital austríaca.

Eu gostei muito da cidade, tem um jeito de cidade pequena do interior que me agradou muito. A cidade é compacta e dá pra fazer quase tudo a pé, dois dias dá pra visitar quase tudo, mas também é possível visitar fazendo day trip em uma manhã e uma tarde.

Eu acho que dois dias é o tempo ideal para conhecer Bratislava. Em dois dias dá para visitar as coisas calmamente, e curtir um pouco mais a cidade. Se você tiver mais tempo, pode também sair mais do básico e conhecer outros museus e outros lugares menos turísticos da cidade.

bratislava cidade

Como chegar em Bratislava

A maioria das pessoas chegam em Bratislava saindo de Viena, numa viagem de apenas um dia. A verdade é que tem como chegar em Bratislava por várias outras cidades da região, principalmente da Polônia, Hungria e República Tcheca.

Trem

Outra maneira muito fácil de chegar em Bratislava é pelos países vizinhos de trem, Bratislava tem trens para Belgrado, Brno, Praga, Cracóvia, Varsóvia, Budapeste, Dresden, Berlim, Zurique e mesmo trens para Croácia (durante o verão apenas)

Avião

O aeroporto de Bratislava não é dos maiores, mas tem voos saindo das principais cidades europeias. Tem inclusive muitos voos com companhias aéreas low cost como a Ryanair e a WizzAir.

trem na romênia

Outros destinos além de Bratislava

Na mesma viagem que fiz para Bratislava, eu fiz um passeio bate e volta para Trencin, uma outra cidade eslovaca com um castelo. Dá também para combinar com outras cidades eslovacas.

Uma opção é casar Bratislava com Kosice, a segunda maior cidade da Eslováquia, e que fica bem numa região entre Cracóvia, Lviv, Budapeste e até Cluj-Napoca já na Romênia.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

8 COMENTÁRIOS

  1. Eu morro de vontade de conhecer a Bratislava! Cheguei a visitar o interior da Eslováquia, mas nunca fui à capital. O pior é que o seu post só aguçou mais essa minha curiosidade, já que sou apaixonada por Budapeste e Praga. 🙂

  2. Deixei um dia reservado para conhecer Bratislava, mas choveu e eu desisti do passeio. Lendo esse texto já coloquei na lista para conhecer. Que graça a cidade! Linda a Igreja Azul e fiquei morrendo de vontade de comer o Bryndzove halusky, pois amo nhoque. Se é parecido deve ser muito bom.

  3. Muito muito bom! Conhecer Bratislava está nos planos e a gente precisa de todaaaas essas dicas pra que a viagem seja perfeita! Encaixou direitinho no meu roteiro. Obrigada!

  4. Aproveitei para conhecer Bratislava quando morei em Budapeste. É uma cidadezinha bacana, sendo válida uma visita rápida. Mas Budapeste é muito melhor, concorda? rs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.